POTENCIAIS ÁREAS DE INTERVENÇÃO DO PROJECTO DOS SURREALHUMANITY
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POTENCIAIS ÁREAS DE INTERVENÇÃO DO PROJECTO DOS SURREALHUMANITY
POSSÍVEIS VECTORES DE OPERACIONALIZAÇÃO/ ÁREAS DE INTERVENÇÃO A INTEGRAR NO PROJECTO
•Dirigido, primeiramente, às diversas instituições de Ensino Superior existentes e, posteriormente, alargado às escolas básicas e secundárias, bem como, às próprias escolas primárias, ainda que com outro tipo de contornos mais delicados
•Inclusão assumida da ramificação do Ensino Especial e da nova visão empreendedora no âmbito da Formação Profissional
•Visitas de estudo regulares a Museus, a Bibliotecas, a Casas de Espectáculos, a Empresas, a Localidades Típicas, a Feiras e Romarias e a Escolas com Boas Práticas – por exemplo, a Conservatórios
• Participação activa no Desporto Escolar e em Encontros Regionais, Nacionais e Internacionais organizados, propositadamente, para o efeito, - por exemplo, nas Jornadas Mundiais da Juventude, ou em provas desportivas de renome, nas diversas faixas etárias
•Dinamização de Conferências, de Fóruns e de Encontros promovidos pela região, mediante o convite a especialistas e a figuras de proa das respectivas áreas de incidência temática
•Aposta na aprendizagem de várias línguas do espaço europeu – alemão, inglês, castelhano, francês, e português – e enfoque na família das línguas ditas romanas, com vista a preservação de um espaço de comunicação privilegiado rumo ao multiculturalismo
•Especial enfoque nas ferramentas actuais, veiculadas no mundo da Informação e da Comunicação de hoje : as Novas Tecnologias
•Redescoberta da dimensão do Pensar, sob um novo olhar da Retórica, da Lógica, da História, da Filosofia e das Matemáticas
•Educação para a Cidadania em registo democrático, com vista à promoção da participação política em sociedade, designadamente, no espaço da União a 27
•Optimização dos recursos no quadro dos programas Erasmus e De Góis, e do novo Processo de Bolonha, já em curso – a ideia chave é atrair jovens Erasmus de outros países, disponibilizando-lhes boas condições de fixação (bolsas de estudo), e tudo fazer para tentar “segurar” os mais promissores, por forma a lançar uma rede de parcerias locais com os demais Estados-membros da União
Quiçá, possa valer a pena pensarem em debater alguns destes itens ...
•Dirigido, primeiramente, às diversas instituições de Ensino Superior existentes e, posteriormente, alargado às escolas básicas e secundárias, bem como, às próprias escolas primárias, ainda que com outro tipo de contornos mais delicados
•Inclusão assumida da ramificação do Ensino Especial e da nova visão empreendedora no âmbito da Formação Profissional
•Visitas de estudo regulares a Museus, a Bibliotecas, a Casas de Espectáculos, a Empresas, a Localidades Típicas, a Feiras e Romarias e a Escolas com Boas Práticas – por exemplo, a Conservatórios
• Participação activa no Desporto Escolar e em Encontros Regionais, Nacionais e Internacionais organizados, propositadamente, para o efeito, - por exemplo, nas Jornadas Mundiais da Juventude, ou em provas desportivas de renome, nas diversas faixas etárias
•Dinamização de Conferências, de Fóruns e de Encontros promovidos pela região, mediante o convite a especialistas e a figuras de proa das respectivas áreas de incidência temática
•Aposta na aprendizagem de várias línguas do espaço europeu – alemão, inglês, castelhano, francês, e português – e enfoque na família das línguas ditas romanas, com vista a preservação de um espaço de comunicação privilegiado rumo ao multiculturalismo
•Especial enfoque nas ferramentas actuais, veiculadas no mundo da Informação e da Comunicação de hoje : as Novas Tecnologias
•Redescoberta da dimensão do Pensar, sob um novo olhar da Retórica, da Lógica, da História, da Filosofia e das Matemáticas
•Educação para a Cidadania em registo democrático, com vista à promoção da participação política em sociedade, designadamente, no espaço da União a 27
•Optimização dos recursos no quadro dos programas Erasmus e De Góis, e do novo Processo de Bolonha, já em curso – a ideia chave é atrair jovens Erasmus de outros países, disponibilizando-lhes boas condições de fixação (bolsas de estudo), e tudo fazer para tentar “segurar” os mais promissores, por forma a lançar uma rede de parcerias locais com os demais Estados-membros da União
Quiçá, possa valer a pena pensarem em debater alguns destes itens ...
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